terça-feira, 14 de abril de 2009

Vaso orgânico de cimento sobre fôrma de jornal e argila

Acompanhe o passo a passo de Marcelo Duprat e veja como é simples construir seus próprios vasos orgânicos de cimento.

Pegue o quilo de barro e com um rolo de pastel estique a massa para formar uma placa fina, de um centímetro mais ou menos.

Vá fazendo isso sobre uma folha de jornal. Se o jornal começar a desfazer, troque. Para não sujar o rolo nem as mãos pode ir colocando uma folha de jornal sobre o barro também. No final se obtém isso mesmo – um sanduiche de uma placa de barro ladeado por duas folhas de jornal.
Bem, daí modele do jeito que achar interessante...



No caso fui apoiando com jornal molhado, panos e potes que estavam a mão. Assim garantindo que com o peso do cimento as bordas não caiam.



Acrescentei umas folhas de jornal molhado criando uma capa com algumas dobras que achei interessante. Usar o jornal molhado e amassado resulta em formas que simulam pedras. Em verdade, já fiz outro vaso sem o barro no meio do jornal, só o jornal molhado como fôrma. Mas o barro ajuda a modelar e ainda tem a vantagem de se criar, de uma só vez, em um só bloco, o vaso e os pés.



Deve-se ter em mente que a grossura da placa de barro formada será a altura dos pés do vaso. Fiz furos com um cabo de panela que terminava em V. Pode ser redondo ou como você preferir.


Daí é preencher com cimento cuidando de ter a espessura certa para o tamanho do vaso. Se muito grosso fica pesado, se muito fino quebra. Na foto coloquei o bonsai atrás para sentir bem a proporção mais adequada do vaso.



Espere dar uma secadinha e faça os furos de drenagem e sustentação da árvore. Use palitos de churrasco ou um lápis. Pode fazer os furos atravessando o barro, com o único cuidado de não coincidir com o local dos pés claro. Deixe secar e pronto.



Note que dei uma vacilada no acabamento. Meu cimento deveria estar mais liquido para não dar estas bolhas. Ficou meio cimento airado...



Recomendo também usar sika 1 no cimento para que o vaso fique impermeável. Molezinha não? Variações infinitas podem ser feitas.


Texto de Marcelo Duprat

Nenhum comentário:

Postar um comentário